segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CÂNDIDO M. LOPES........( Trisavô Materno )

Trisavô (materno) de Roberto Requião.
Homens que marcam a história do Paraná e são parentes diretos.
Quem tem uma mínima leitura da História do Paraná sabe a importância que teve para a Província do Paraná a personalidade de Candido Martins Lopes.
Carioca de Niterói, convidado pelo primeiro presidente da província Zacarias de Góis de Vasconcelos para fundar o primeiro jornal do Paraná emancipado de São Paulo: “O Dezenove de Dezembro”, homenageando no nome, a data da emancipação política da Província do Paraná, cujo primeiro número fez publicar em 1 de abril de 1854. Candido é o patrono da Cadeira número dois da Academia Paranaense de Letras e foi chefe de Policia do Município de Curitiba.
Candido M. Lopes casou-se com Gertrudes da Silva Lopes em 14 de Maio de 1836, ela nascida no Rio de Janeiro em 25 de Abril de 1822 e falecida em Curitiba em 11 de Outubro de 1881.
Candido e Gertrudes são trisavôs do governador Requião.
Tiveram dez filhos:
  1. Maria Cândida da Silva Lopes;
  2. Cândida da Silva Lopes;
  3. Guilhermina da Silva Lopes;
  4. Gertrudes da Silva Lopes (homônima de sua mãe) que se casou com Luiz Antonio Requião, (são os bisavós do Governador Requião);
  5. Constancia da Silva Lopes;
  6. Josephina da Silva Lopes;
  7. Jesuíno da Silva Lopes;
  8. Arthur Martins Lopes;
  9. Candido Martins Lopes;
  10. Adelaide da Silva Lopes.

Pois bem, foi assim: Gertrudes da Silva Lopes, filha, e homônima de sua mãe, casou-se em Curitiba com Luiz Antonio Requião, natural da Bahia, a 30 de agosto de 1861, ele era filho de Luiz Requião e de sua mulher Constancia Maria Dias natural da Bahia e exercia o prestigiado cargo de Coletor Imperial.

De Gertrudes e Luiz Antonio, nasceram oito filhos:

  1. (1) Edmundo Requião;
  2. (2) Virgílio Requião;(3)
  3. Constança Requião;
  4. (4) Getulio Requião;
  5. (5) Euclides Requião (avô do Governador Requião)
  6. (6) Aníbal Requião;
  7. (7) Judith Requião;
  8. (8) Esther Requião.

Assim sendo: Euclides (Lopes) Requião, casado a 26 de Dezembro de 1900, em Guarapuava, com Cristiana Keinert, filha de Carlos Henrique Cristiano Keinert e de sua mulher Luzia Soares de Abreu, ele da Alemanha e ela do Rio Grande do Sul.

O casal deu a luz oito filhos, a saber:

  1. (1) Jahyr Requião;
  2. (2) Syrth Requião;
  3. (3) Ivo Requião;
  4. (4) Gertrudes Requião;
  5. (5) Alba Requião;
  6. (6)Luiza Requião;
  7. (7) Lucy Requião; (Mãe do Governador Requião)
  8. (8) Iza Requião.

Concluindo:

Lucy Requião casou em Curitiba em 1940, com Wallace Thadeu de Mello e Silva nascido em Curitiba em 1908. Ele, médico, vereador, prefeito de Curitiba. Filho de Cel. Wallace de Mello e Silva, natural do Sergipe, casado com Joanna Thadeu de Mello e Silva (Giovanna Thadeo, nascida em Porto de Cima no Paraná, ela filha de imigrantes italianos).

O casal Lucy e Thadeu teve cinco filhos dos quais Roberto Requião de Mello e Silva, governador do Paraná pela terceira vez é o primogênito. Requião que é advogado e jornalista, militar da reserva, foi empresário do comercio, deputado estadual, prefeito de Curitiba, Secretario de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Governador do Paraná e Senador da Republica. Três vezes governador do Paraná, e três vezes indicado para concorrer à Presidência da Republica.

Fonte de Pesquisa:

Texto de Wallace Requião de Mello e Silva.

http://grupog23.blogspot.com/2008/11/cndido-lopes.html

.

3 comentários:

Unknown disse...

Achei muito interêssante,pois meu pai Oswald Lopes era bisneto de Candido Martins Lopes.Seu pai era também Candido Lopes,funcion´rio público,conhecido por Candura,casado com Luiza salomon,que tiveram sete filhos,Newtom,Nefton,Oswald,Ilda,Levi,Milton,e josé.

Poly Anna disse...

Olá! Onde acharia o Cássio? Estou tentando desvendar este mistério...

JUNOT BORBA disse...

Vivendo e ganhando conhecimento. Cândido Martins Lopes, o primeiro jornalista do Paraná, é meu tataravô paterno; que por sua vez era sogro do trisavô JOCELIM AUGUSTO MOROSINI BORBA casado com CONSTÂNCIA MARTINS LOPES; que por sua vez eram pais da minha Bisavó JOSEPHINA DO IVAI BORBA casada com JOSÉ ALVES MAIA; que por sua vez eram pais da minha Avó paterna: ANTONIA ARACY BORBA MAIA casada com JUNOT GODOY, que por sua vez eram pais de JOACIR BORBA GODOY, meu pai. E, assim sendo, o Ex-Governador Roberto Requião é primo terceiro do meu pai.
A história do meu tataravô muito me orgulha.